Metodologia de excelência da gestão-meg
Fatores como novas exigências dos mercados consumidores, antigos desequilíbrios de demandas da sociedade, globalização, aumento da competitividade, evolução tecnológica e disputa por recursos escassos têm exigido mudanças significativas no modo de gerir um negócio. Para se obter sucesso nos negócios, torna-se importante a elaboração de estratégias com planejamento em longo prazo e desenvolvimento de alternativas, o que fará com que os resultados sejam alcançados pelas organizações que buscam inovação e competitividade no mercado atual.
É importante também uma análise do ambiente interno e externo que condicionam a vida da organização. A inovação não é focada exclusivamente em novas tecnologias, ou algo que as empresas precisam ter em grande quantidade fazendo uma revolução interna, mas a inovação leva a competitividade, e esses fatores agregados darão valor ao produto ou serviço que é disponibilizado pela organização. A Gestão da Inovação aborda vários elementos como proposição de valor, cadeia de suprimentos, cliente-alvo, produtos e serviços, tecnologias, entre outros. Dessa forma, o cenário que se desenha no início do século 21 aponta para uma completa revolução organizacional, na medida em que as organizações estão operando cada vez mais sob a forma de redes, dinâmicas e abertas, viabilizadas pela complementaridade de suas atividades e pela comunhão de valores e princípios . Essas redes, sustentadas crescentemente pela evolução das tecnologias de informação e telecomunicações, constituem verdadeiros ecossistemas, nos quais seus integrantes, conscientes de sua interdependência, investem significativamente no desenvolvimento de relações mutuamente vantajosas.
Em resposta a esse cenário, as organizações têm buscado, incansavelmente, ao longo do tempo, a melhoria dos seus processos e resultados. Hoje, os empresários e dirigentes contam com alguns modelos gerais e diversas ferramentas, com o objetivo de tornarem-se cada vez