Metodologia de Ensino na Prática
Partindo-se do pressuposto de que cada estudo ao ser executado trata-se de uma nova investigação e que precisamos ser motivados pelos temas demandados, devemos seguir as técnicas até aqui aprendidas para uma maior absorção dos conteúdos já estudados, bem como os que logo virão.
Sublinhar pontos mais importantes e classificar tecnicamente afirmativas textuais através de sinais são métodos surpreendentes que, de maneira simples, nos levam para uma maior compreensão do tema científico abordado.
A elaboração de sínteses divididas por parágrafos, certamente é uma ferramenta indispensável para sintetizar de forma clara palavras-chaves, além de ideias centrais e pontuais para a absorção. Já que os esboços decorrentes desse tipo de trabalho trazem uma visualização que auxilia na memorização de temas complexos e de estruturas de ordem técnica.
Além desses caminhos excelentes apresentados pelo corpo diretivo do nosso curso na UNICASTELO, gostaria de compartilhar com a professora e demais colegas outras formas de estudos que aprendi ao longo de minha experiência enquanto aluno de cursinho, colégio, universitário e cursos profissionalizantes:
1 – Simulado
Nesse primeiro método, o estudante cria um questionário de múltipla escolha extraído do texto, procurando responder as questões de forma correta e, se porventura errar, poderá voltar às questões e responder corretamente, até que a resposta verdadeira comece a se tornar comum para o investigador. Embora já tenhamos um questionário pré-estabelecido pelo fórum EAD da UNICASTELO, podemos realizar um paralelo, entendendo que quanto maior o número de questões, maior a abrangência de informações relacionadas ao tema em questão;
2- Plano de Tempo e execução:
Esse item foi bem esclarecido através das descrições inerentes do TEMA 03 (Três).
Dentro do tempo estabelecido para o estudo e conclusão de provas e dissertações demandadas, um cronograma apontando a subdivisão de temas por tempo