metodologia da pesquisa
(A) Conhecimento Empírico
(B) Conhecimento Científico
(C) Conhecimento Filosófico
(D) Conhecimento Teológico (B) Demonstra os fatos e se apoia nas evidências, excluindo toda relação que dependa da fé ou crença.
(C) Ultrapassa os limites da ciência, não apresentando comprovação concreta para interpretação da realidade, pois seu objeto de estudo é imperceptível aos sentidos.
(A) É ametódico, o conhecer se dá de maneira espontânea por meio das relações sociais e com o meio ambiente, sendo transmitido informalmente de geração a geração.
(D) Suas evidências não são verificadas, apoia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas, por terem sido reveladas pelo sobrenatural, suas verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis.
(A) É subjetivo, sensitivo, superficial e têm por objetivo a solução de problemas de ordem prática, com base na observação e experiência vividas.
(B) É metódico, estabelece leis válidas e busca a solução de problemas por meio da explicação dos fenômenos e estabelecimento de relações causa-efeito.
(C) Gera conceitos subjetivos por meio da reflexão e objetiva compreender a realidade em seu contexto mais universal. 2. Para Trujillo (1974) “a ciência é uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar”. Por meio da ciência objetiva-se descobrir a essência dos seres, dos fenômenos e das leis que o regem visando utilizar o conhecimento adquirido em benefício da humanidade. Por sua vez, Marconi e Lakatos (2007) afirmam que “a ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade”. Comente essa afirmação.
R= Existem formas diferentes de adquirirmos conhecimentos, além do conhecimento científico, existem ainda os conhecimentos filosófico, religioso e empírico. Todos tem sua importância nas nossas