Metodologia da Pesquisa
2.1
O artigo das professoras Cristiane Hengler e Inara Barbosa teve como objetivo analisar e diagnosticar as estruturas curriculares do curso de comunicação social com habilitação em jornalismo em todas as regiões do Brasil e depois consolidar o desempenho da estrutura nacional.
Através de uma análise qualitativa e quantitativa, elas puderam transferir afirmações do senso comum para o campo cientifico e, dessa forma, puderam oferecer argumentos que possibilitam uma consciência crítica sobre a estrutura curricular dos referidos cursos.
Para desenvolver o artigo foram utilizados diferentes métodos de pesquisas. Dando início a pesquisa, o primeiro método utilizado foi a pesquisa quantitativa, que foi subdividida em duas etapas: a primeira etapa que faz a seleção de dados (busca no Siedsup e busca em site de IES) e a segunda etapa que faz a tabulação por nomenclatura, tabulação por carga horária , comparação das cargas horárias entre as regiões e a estrutura curricular nacional. Em seguida elas passaram para a parte qualitativa que teve como objetivo dividir os conteúdos em blocos, correlacionar conteúdos e intervalos de carga horária e dividir em grupos de conhecimento (análise e síntese).
Também podemos perceber a presença de outros tipos de pesquisas, como a pesquisa descritiva quando é falado da região Norte, que tem a menor concentração de cursos e a menor carga horária. Esse tipo de pesquisa tem o objetivo de descrever determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. No caso da pesquisa exploratória, foram válidos os exemplos de algumas disciplinas para que houvesse familiarização com o problema e ficasse mais fácil de compreender, ou então, pode