Metodologia da pesquisa
1º Semestre/1ª Frequência
CIÊNCIA/CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A ciência é uma das formas de conhecimento produzida pelo Homem como tentativa de entender e explicar racionalmente a natureza e os fenómenos que nela acontecem.
Assim, o Homem procura formular leis e teorias que possam explicar o universo que o rodeia e enquanto tentativa de explicar a realidade, a ciência caracteriza-se por ser uma actividade metódica.
Para compreender a ciência é importante que se conheça e compreenda a linguagem cientifica e os métodos a que a ciência recorre para resolver problemas.
Da mesma forma, o modo como os cientistas resolvem os seus problemas deve ser claramente compreendido.
A CIÊNCIA E O SENSO COMUM (diferenças)
A ciência e o senso comum diferem em 5 aspectos, que giram em torno das palavras “sistemática” e “controlada”.
1. A utilização que é feita pela ciência dos esquemas conceptuais e dos princípios teóricos é completamente diferente, pois a utilização de “teorias” e conceitos por qualquer “individuo comum” é feita habitualmente de uma forma pouco estruturada.
Os cientistas formulam princípios teóricos de uma maneira sistemática, investigam sobre a sua consistência interna e sujeitam ao teste empírico diversos aspectos dos mesmos.
Têm, também, consciência de que os conceitos que utilizam poderão estar mais ou menos próximos da realidade.
2. Os cientistas testam sistemática, controlada e empiricamente as suas teorias e hipóteses.
Os “não-cientistas” também testam hipóteses mas de uma maneira que poderemos considerar selectiva, na medida em que seleccionam dados simplesmente porque estes são consistentes com as suas hipóteses.
Os cientistas sociais, mais cuidadosos, tentam distanciar as suas investigações dos seus próprios preconceitos e preferências, e do teste selectivo de hipóteses, sentindo a necessidade de testar as relações entre variáveis em laboratório ou no campo.
3. Na investigação cientifica o controlo tem uma