Metodologia da pesquisa
DE
METODOLOGIA E PESQUISA CIENTÍFICA
Disciplina: Metodologia e Pesquisa Científica
Professor:
Aluno:
Estudo de caso sobre o aterro sanitário de Santa Tecla – Gravataí/RS
Fábio de Bittencourt Ferreira
Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (FACENSA)
Av. José Loureiro da Silva, 1991 – 94010-000 - Centro – Gravataí – RS – Brasil
Departamento de Sistemas e Computação
Curso de Administração – Disciplina de metodologia e Pesquisa Científica
RESUMO
O presente trabalho apresenta a experiência positiva do convênio metropolitano firmado entre os municípios gaúchos de Porto Alegre, Gravataí, Esteio e Cachoeirinha, com o objetivo principal de coletar, tratar e destinar adequadamente os resíduos sólidos gerados nos municípios participantes.
Uma das principais atividades é a remediação de um antigo lixão localizado no município de Gravataí, tendo como aspecto positivo a excelente condição geológica onde se encontra que possui varias camadas de subsolo que são impermeáveis, e assim, como conseqüência, a recuperação desta área degradada com a sua utilização na forma de Aterro Sanitário.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência do primeiro consórcio metropolitano do Estado do Rio Grande do Sul, para recuperação de uma área degradada pela disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos e industriais não perigosos, com a sua transformação e utilização em forma de aterro sanitário.
Este trabalho também tem por objetivo mostrar as dificuldades e os benefícios que os consórcios municipais podem proporcionar para solucionar os problemas de disposição de resíduos sólidos urbanos na forma de aterro sanitário.
Em geral os orçamentos municipais ainda não possuem dotação, provenientes de arrecadações municipais, que possam solucionar por completo os problemas com a coleta e destinação final dos resíduos sólidos e são necessários esforços para buscar financiamentos estaduais ou federais para implementar os projetos de