Metodologia da Pesquisa I
MARIO SERGIO BENTO
FATORES INDUTORES DA INOVAÇÃO EM EMPRESAS DO SETOR DE SERVIÇOS DE LIMPEZA PROFISSIONAL
Metodologia da Pesquisa I Professor Dr. Emerson Mainardes
VITÓRIA
2014
Capitulo 1
INTRODUÇÃO
Conforme definido em OECD (2005), inovação é um processo continuo e dinâmico, em que empresas criam ou melhoram produtos ou serviços, processos, estratégias de marketing e a própria organização.
Para Doloreux (2003) a inovação numa indústria, e ou setor de uma indústria, é influenciada fortemente pelas características da região geográfica, de forma que a qualificação da mão de obra, a existência e a qualidade de centros de pesquisa e treinamento, e o grau de integração da cadeia produtiva, estão diretamente relacionados à sua dinamicidade e capacidade de inovar.
Além dos estímulos de reagir aos estímulos externos, ou seja, de mercado e do ambiente operacional, uma empresa inovadora deve ser estruturada internamente para criar e gerenciar o conhecimento. Chanal (2004) abordou gestão voltada para inovação e os desafios de uma organização ao se estruturar para potencializar a aprendizagem organizacional e fazer gestão do conhecimento desenvolvido. Chanal (2004) constatou que equipes multidisciplinares ou equipes que interagem, trocando informações entre si, geram e retém mais conhecimento. Esse conhecimento, aplicado às necessidades identificadas, gera melhorias de processo produtivo e vantagem competitiva para a empresa.
Para Gebauer (2011), a estratégia de gestão da inovação está diretamente relacionada à criação e sustentabilidade de um núcleo de competências. Para que a estratégia, alcance o objetivo de gerar competências diferenciadas no mercado, a gestão da empresa deve proporcionar um ambiente favorável à inovação, através do gerenciamento de rotinas que promovam a identificação, avaliação e implantação de melhorias em todos os níveis da