Metodologia da pesquisa científica
A conceituação para definir o que seja metodologia da pesquisa científica parte do princípio que inclui um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática, ou seja, a abrangência de qualquer tema que possa ser objeto de estudo passa pela dinâmica da somatória entre tema, abordagem, técnica apresentada e processo, para que assim chegue-se a um resultado final.
Para que haja pesquisa se faz necessário indagações, pois a partir delas é que se origina a propositura para o surgimento de um problema que oportunizará o surgimento de métodos científicos capazes de responder a tal ou a tais questionamentos.
O professor William Rodrigues (2007) faz a seguinte definição para o termo pesquisa científica:
Pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos.
Como se vê nas palavras acima transcritas a pesquisa científica nada mais é do que um ato planejado e sistêmico, que obrigatoriamente deve estar embasado em uma norma técnica oficial, que por meio de um processo científico otimizará a resolução de um determinado problema proposto.
Ressalta-se que a pesquisa científica pode ser de campo, experimental ou bibliográfica. Na primeira ocorre a percepção dos fatos sem interferir nestes, ou seja, não deverá em hipótese algum a separação ou interferência no que se apresentada, o pesquisador deve ser portar como um observador dos fatos. Já na pesquisa experimental há uma interferência nos fatos apresentados, possibilitando uma explicação para os fatos correlacionados. Por último a pesquisa bibliográfica é um apanhado do que já fora escrito sobre determinado tema, sendo o que se pode dizer que é uma recuperação do conhecimento científico existente de um problema já