metodologia da educação
É muito interessante o trabalho realizado com a auto-avaliação que é a apreciação feita pelo próprio aluno do processo vivenciado e dos resultados obtidos. Quando bem orientados, os alunos são capazes de dizerem quais são suas dificuldades, o que aprenderam e em que aspectos precisam melhorar.
Quando o professor realiza a avaliação, deve tomar cuidado ao revelar o resultado, pois o aluno com dificuldades poderá sentir-se inferior, desmotivado e com sentimento de derrota. Sendo o aluno bem sucedido, mostre-o como poderia ajudar ao colega e facilitar a solução nas dúvidas que surgiram na matéria trabalhada. Entrevista com Helenita Maria S. Soares – 72 anos - Ano escolar – 1952
Tipos de materiais escolares utilizados: Apostila, cadernos, lápis, canetas, borrachas, lápis de cor, régua, livros de historia, caderno brochura, cadernos quadriculado e caderno caligrafia. Uniformes e preparativos para ir à escola: Guarda pó branco, a maioria das crianças muito pobres andavam descalços, alguns tinham tiracolo para carregar o material, outros carregavam o material na mão mesmo.
Formas de agrupamentos: Todas as classes na mesma sala 1º, 2º, 3º, 4º série só era separados por grupos uma professora para todos.
Procedimentos que ficaram na memória sobre intervenções dos professores: Os castigos, ajoelhar no milho, feijão, arroz bater com a régua nas mãos, principalmente nas mãos dos canhotos, deixar os de castigo no horário do lanche e depois do horário de saída.