Metodologia da Comunicação
Faculdade de Comunicação Social
Metodologia da Pesquisa em Comunicação
Professor: Márcio Gonçalves
Viviane da Silva Amorim Gomes
1. Discuta a relatividade da verdade no campo das teorias da comunicação.
Para entendermos o conceito de relatividade da verdade no campo da comunicação, incialmente, iremos apresentar o que foi a Escola de Frankfurt e dissertar sobre três de seus principais pensadores.
Escola de Frankfurt é o nome dado ao grupo de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt, fundado na década de 1920. Sua produção ficou conhecida como teoria crítica. Entre eles destacaram-se Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin. Apesar de haver diferenças de pensamento entre os autores da Escola, identificamos uma semelhança: a preocupação em estudar vários aspectos da vida social, de modo a compor uma teoria crítica da sociedade. O estudo concentrou-se em analisar a sociedade de massa. Havia uma dura crítica à ideia de que razão libertaria a humanidade e que a evolução tecnológica elevaria a sociedade.
Adorno e Horkheimer
De acordo com Horkheimer e Theodor Adorno, em virtude do desenvolvimento tecnológico-industrial, houve uma maior dominação das pessoas. Os autores denunciaram a morte da razão crítica, asfixiada pelas relações de produção capitalista. O que há de característico é a desesperança em relação à possibilidade de transformação da realidade social, devido à alienação promovida pela indústria cultural. Esse termo foi difundido pelos autores para designar a indústria da diversão vulgar, que se caracterizam pelos veículos de comunicação de massa (televisão, rádio, revistas, jornais). Através da indústria cultural e da diversão se obteria a homogeneização dos comportamentos, a massificação das pessoas.
Benjamin
Walter Benjamin se distingue de Adorno e Horkheimer por uma postura mais otimista no que diz respeito à indústria cultural. Em seu texto “A