METODOLOGIA DA CIENCIA
ZDANOWICZ (2004 p.125)
O fluxo de caixa tem como objetivo fundamental projetar entradas e saídas de recursos financeiros para determinado período, bem como as variações no saldo dessa conta.
Podemos dizer que a ferramenta fluxo de caixa é um instrumento utilizado com o objetivo de apurar os somatórios de ingressos e desembolsos financeiros da empresa em determinado momento. Uma das principais vantagens seria criar condições para que os recebimentos e os pagamentos sigam critérios técnico-gerenciais e não fiscais, sendo considerado um dos principais instrumentos de análise e avaliação real de uma empresa, auxiliando a percepção sobre a movimentação dos recursos em um determinado período, planejar pagamentos em datas corretas evitando a inadimplência, ter um saldo de caixa para eventuais despesas, programar aplicações depois de verificado o tempo de sobra de caixa, equilibrar entradas e saídas, e por fim analisar empréstimo menos onerosos para eventual necessidade.
O fluxo de caixa é o instrumento mais importante para o administrador financeiro, pois através dele, planeja as necessidades ou não de recursos financeiros a serem captados pela empresa de acordo com a situação econômico-financeira da empresa ele irá diagnosticar e prognosticar os objetivos máximos de liquidez e de rentabilidade para o período em apreciação, de forma quantificada em função das metas propostas. ZDANOWICZ (1992, p. 28)
O principal objetivo é o de saber antecipadamente do montante de recursos financeiros e as médias de entradas e saídas visando um controle da real situação da empresa para saber antecipadamente onde deverá buscar recursos para poder fazer frente a eventuais necessidades financeiras em tempo hábil, pois é através das médias de pagamento e recebimentos diários