metodologia coleta de treino resistido
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Leonardo Marcel Oliveira de Araujo
CAPÍTULO METODOLÓGICO
CUIABA
2014
Objetivo Geral
O proposito deste estudo será estudar o comportamento hemodinâmico em treinamento agudo misto, resistência muscular e aeróbia, associado a um suplemento ergogênico.
Objetivos Específicos
Avaliar em jogadores de futebol Americano da Associação Atlética Cuiabá Arsenal o comportamento hemodinâmico antes, durante e após um treino de musculação e esteira através dos seguintes testes:
1. Frequência cardíaca;
2. Escala de Percepção de Esforço – Escala de BORG.
METODOLOGIA
Delineamento da Pesquisa
Trata-se de um estudo do tipo Duplo cego e randomizado, onde foi testado um suplemento ergogênico. Todos os testes e coletas foram realizados no Núcleo de Aptidão Física, Metabolismo, Informática, Esporte e Saúde da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (NAFIMES/FEF/UFMT). O presente projeto possui aprovação pela Comissão Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Júlio Muller sob protocolo número 658/CEP-HUJM/09 conforme resoluções 196/96 CNS. Participaram como voluntários 6 atletas de futebol americano da Associação Atlética Cuiabá Arsenal, todos os voluntários foram esclarecidos quanto o desenvolvimento do estudo e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Critérios de Inclusão
Ser jogador de futebol americano da Associação Atletica Cuiabá Arsenal a mais de seis meses; assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Critério de Exclusão
Não poder participar dos testes físicos e/ou, não participar de todos os testes físicos.
Ingerir alguma substância ergogênica nas 48 horas que antecederam os testes físicos.
Os testes foram realizados de acordo com a figura abaixo:
Fase 1 e 2 - Ergogênico/ Placebo
Para a