Metodologia Científica
É a disciplina que trata do método científico. É a estrutura das diferentes ciências, e se baseia na análise sistemática dos fenômenos e na organização dos princípios e processos racionais e experimentais. Permite, por meio da investigação científica, a aquisição do conhecimento científico.
“Método é uma forma de selecionar técnicas, forma de avaliar alternativas para ação científica... Assim, enquanto as técnicas utilizadas por um cientista são fruto de suas decisões [“...] Métodos são regras são escolha; técnicas são as próprias escolhas”(HEGENBERG,1976 p,116).
“Método é a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um fim dado [...] é o caminho a seguir para chegar a verdade nas ciências” (JOLIVET,1979,p,71).
“Método é um procedimento regular, explicito e passível de ser repetido para conseguir-se alguma coisa, seja material ou conceitual’(BUNGE, 1980, p, 19).
“Procedimento racional arbitrário de como atingir determinados resultados [...] Na ciência, os métodos constituem os instrumentos básicos que ordenam de início o pensamento em sistemas, traçam de modo ordenado a forma de proceder do cientista ao longo de um percurso para alcançar um objetivo pré-estabelecido” (FERRARI, 1982, p. 19);
• conjunto de atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo - conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. (LAKATOS & MARCONI, 1991).
O método científico como conhecemos hoje foi o resultado direto da obra de inúmeros pensadores importantes na historia.
Com o decorrer dos anos foram feitas muitas pesquisas, e com o tempo vários métodos foram descobertos; 3 MÉTODO DEDUTIVO
Enquanto o método indutivo parte de casos específicos para tentar chegar a uma regra geral (o que, muitas vezes, leva a uma generalização indevida), o método dedutivo leva ao