Metodologia Científica
1 INTRODUÇÃO 3
2 informações daS queimadaS no perímetro urbano de jataí 5
3 justificativa 6
4 objetivo geral 7
5 objetivos específicos 8
6 metodologia 9
7 cronograma 10
8 bibliografia 11
1 INTRODUÇÃO
A degradação ambiental pode ser definida como sendo “as modificações impostas pela sociedade aos ecossistemas naturais, alterando e degradando as suas características físicas, químicas e biológicas, comprometendo, assim, a qualidade de vida da fauna e consequentemente dos seres humanos”.
A recuperação de ecossistemas degradados é uma atividade muito antiga, podendo-se encontrar exemplos de sua existência na história de diferentes povos, épocas e regiões. No entanto, até recentemente, ela se caracterizava como uma atividade sem vínculos estreitos com concepções teóricas, sendo executada normalmente como uma prática de plantio de mudas, com objetivos muito específicos. Só recentemente a recuperação de áreas degradadas adquiriu o caráter de uma área de conhecimento, sendo denominada por alguns autores como Restauração Ecológica.
Atualmente, a restauração florestal em propriedades rurais tem se concentrado principalmente no ambiente ciliar (APP’s), pois tais áreas desempenham importante papel ambiental ao proteger a fauna e flora, além da conservação dos recursos hídricos.
As matas ciliares fornecem matéria orgânica para as diversas cadeias alimentares, que subsequentemente criam micro hábitats que protegem espécies da flora e fauna. Essas áreas, uma vez preservadas ou recuperadas, desempenhariam também um papel de corredores ecológicos, interligando a grande maioria dos fragmentos florestais ainda existentes.
A vegetação tem papel importante na estabilidade do solo. O manto florístico amortece o impacto das chuvas, regularizando e reduzindo o escoamento superficial e aumentando o tempo disponível para