Metodologia científica
Metodologia Científica e Tecnológica
Jeane Nair Gomes e Silva
22 de setembro de 2010
Goiânia
Autor: Vivian Castilho da Costa
Data de publicação: 2002
Tipo de trabalho: Tese
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Local de publicação: http://www.meioambiente.uerj.br/banco%20de%20teses/des_sustentavel.htm
Resumo:
Os principais objetivos da dissertação foram avaliar o desenvolvimento e o potencial das atividades turísticas em duas Regiões Administrativas (RAs) da Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro (RA de Campo Grande e RA de Guaratiba) e propor diretrizes gerais para sua implementação.
Metodologicamente, foi desenvolvida através do uso e aprimoramento de um indicador que caracterizasse as áreas de impactos ambientais e do crescimento desordenado da urbanização irregular em áreas próximas às principais atividades turísticas - Índice de Qualidade Urbana (IQU) - e aplicação de ferramentas de Geoprocessamento, que conduziram à identificação das áreas com diferentes potenciais para o turismo.
Como resultados gerais, a RA de Guaratiba apresentou maior desenvolvimento e, conseqüentemente, maior potencialidade para o turismo, com algumas atividades já consolidadas e riquezas naturais que atraem visitantes nacionais e estrangeiros, quais sejam: praias, manguezais, restingas e florestas. Além disso, há espaços livres ainda não utilizados, disponíveis para a implantação de novos empreendimentos turísticos.
Já a RA de Campo Grande, pelo seu caráter peri-urbano e seu perfil de grande sub-centro da Zona Oeste, apresenta poucas atividades turísticas consolidadas e algumas potencialidades, que deverão ser aproveitadas, a médio e longo prazo.
O estudo forneceu importantes e inéditas informações, inclusive de natureza teórico-conceitual, a serem utilizadas pela comunidade técnico-científica e governamental e, principalmente, por aqueles que residem no local.
Descrição: Análise do Potencial Turístico