Metodologia científica
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS SERTÃO
METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
2010
PROF. LENIR ANTONIO HANNECKER
.
Sertão RS, março de 2010
INTRODUÇÃO
O presente documento é constituído de orientações sobre pesquisa, relatórios, modelos de correspondência, normas metodológicas para elaboração de trabalhos escolares e para relatório de estágio.
O objetivo principal é oportunizar ao aluno o acesso a conteúdos que foram desenvolvidos durante a realização do módulo de Metodologia científica. Também objetiva servir de subsídio para a atividade profissional dos técnicos e auxiliar nas necessidades básicas do dia a dia.
Estão presentes no trabalho, normatização e técnicas de elaboração de relatórios, conceitos de alguns documentos usuais, modelos de correspondência, projeto técnico e projeto de pesquisa.
É importante que todos os alunos elaborem as atividades escolares pertinentes a qualquer disciplina ou curso obedecendo às normas estabelecidas neste documento.
É oportuno lembrar que o sucesso profissional depende sempre da forma organizada como se realizam as atividades, e principalmente da qualidade do que realizamos, independentemente, muitas vezes, do tempo destinado para tal.
Um abraço Fraterno a todos.
Prof. Lenir Antonio Hannecker
METODOLOGIA CIENTÍFICA
A apresentação de trabalhos escolares não se restringe à orientação metodológica de apresentação estética apenas. É preciso determinar qualidade na elaboração do conteúdo do trabalho. Além da estrutura de organização externa, o trabalho de pesquisa ou relatório precisa ser constituído de argumentos, dados estatísticos, referências bibliográficas e uma linguagem coerente, coesa, correta e de