METODOLOGIA CIENTÍFICA E A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO
Lourdes B. S. A. – ctclou@vm.uff.br
Maria A. S. -
Universidade Federal Fluminense
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns aspectos relevantes referentes à introdução da disciplina Metodologia Cientifica no curso de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, no momento em que a intensificação do ritmo da introdução de novas tecnologias na produção, aliada ao processo de globalização da atividade econômica trazem profundas transformações no mundo do trabalho e desafios crescentes no campo da educação e qualificação dos trabalhadores.
Palavras-chave: Metodologia Científica, Formação, Engenheiro, Educação
Primeiramente discutiremos aspectos referentes à formação do engenheiro. Nesse cenário há múltiplas exigências: por um lado o mundo do trabalho e da cultura exige especialização e atualizações constantes – a chamada educação continuada. No caso da profissão de Engenheiro essa ampliação vai exigir um maior domínio das novas tecnologias que surgem, o monitoramento dos avanços científicos e a criação de tecnologias e conhecimentos necessários ao desenvolvimento do país. A formação desses profissionais se dará através da educação. Mas qual Educação? A base da educação acadêmica deve de ser a pesquisa.
As Contribuições da Disciplina Metodologia Científica
O trabalho desenvolvido foi o de educar através da pesquisa, apoiado nos seguintes pressupostos: convicção de que a educação pela pesquisa é a especificidade mais própria da educação acadêmica; reconhecimento de que o questionamento reconstrutivo com qualidade formal e política é o cerne do processo de pesquisa; necessidade de fazer da pesquisa atitude cotidiana no aluno e definição da educação como processo de formação da competência histórica e humana.
Aprender Fazendo
O objeto de pesquisa foi à representação social sobre acidentes de trabalho e suas causas presentes em adolescentes. O desenvolvimento do trabalho