Metodologia Cientifica
A Introdução é a parte inicial do texto, onde deve constar a delimitação do assunto tratado de forma breve e objetiva. Nos trabalhos científicos, o conteúdo da introdução é o seguinte: 1.anunciar o tema do trabalho; 2. Esclarecer, de maneira sucinta, o assunto; 3. Delimitar a extensão e profundidade que se pretende adotar no enfoque do tema; 4. Dar ideia, de forma sintética, do que se pretende fazer, ou seja, as ideias mestras do desenvolvimento do assunto; 5. Apontar os objetivos do trabalho; 6. Evidenciar a relevância do assunto a ser tratado. Nos trabalhos de maior envergadura, como dissertações de final de curso ou monografias mais minuciosas, faz-se referência às teorias, conceitos ou ideias que embasam o desenvolvimento ou argumentação. Indicam-se os trabalhos importantes do mesmo gênero, realizando-se, dessa forma, uma revisão da bibliografia existente sobre o assunto. Não há necessidade de destacar em subtítulos cada um dos itens referidos. Todas essas informações podem ser transmitidas sob um só título: Introdução, não devendo ser alongada. A Introdução oferece subsídio necessário para compreensão do tema e sua relevância.
2.REVISÃO DE LITERATURA:
A revisão de literatura refere-se ao levantamento do assunto do tema pesquisado.
Abrange artigos com resultados de pesquisas, pontos de vista diversificados de autores, livros técnicos, etc. O levantamento deve cobrir o assunto a ser pesquisado. Uma forma prática de fazer isso, é levantar os conceitos-chave da pesquisa e, depois, tratar cada conceito aprofundando nos aspectos etimológicos (origem da palavra), históricos, evolução, significado atual e mostrar resultados de pesquisas sobre o conceito.
Por exemplo, na pesquisa intitulada: "Avaliação formativa nas escolas particulares de educação básica de Brasília", os conceitos a serem trabalhados, por exemplo, são:
Avaliação formativa: o que é avaliação, história da avaliação, tipos de avaliação, importância da avaliação formativa, resultados