Metodologia cientifica
Após a investigação de um fenômeno concreto, este é elevado ao nível do abstrato, por intermédio da constituição de um modelo que represente o objeto de estudo retornando por fim ao concreto, dessa vez como uma realidade estruturada e relacionada com a experiência do sujeito social.
A estrutura do fenômeno investigado serve como modelo para melhor compreender a realidade, já que o fenômeno foi simplificado, tornado inteligível, perante as relações existentes entre os fatos estudados, sendo, portanto, aplicável em outras realidades a serem investigadas.
Método Comparativo
O método comparativo visa investigar diversos indivíduos, grupos sociais, classes, fenômenos ou fatos, verificando suas semelhanças e diferenças, podendo ser utilizado em todas as fases ou níveis da pesquisa. Sua ampla utilização nas ciências sociais deve-se ao fato de possibilitar o estudo comparativo de grandes agrupamentos, separados pelo espaço e pelo tempo.
Método Histórico
O método histórico consiste em investigar o passado para melhor compreender a realidade atual. Essa investigação pode ser de acontecimentos, processos, instituições, personagens do passado que contribuíram para a realidade da época em que viveram e até influenciaram os dias atuais. Trata-se da investigação das raízes passadas para melhor compreendê-las seja no momento em que fatos aconteceram ou até as contribuições para a realidade atual.
Método Tipológico
No método tipológico, o pesquisador cria modelos idealizados, caracterizando-os, após a investigação da realidade, comparando os fenômenos sociais inerentes a ela. Tais modelos servem como parâmetro de estudo a casos concretos de investigação.
Método Monográfico ou Estudo de Caso
O estudo de caso é uma caracterização abrangente para designar uma diversidade de pesquisas que coletam e registram dados de um caso particular ou de vários casos a fim de organizar um relatório ordenado e crítico de uma