Metodologia Cientifica
Aluna: Bárbara Nascimento de Araújo Santos
Turma: Letras 2013.2 noite Período: 2014.1
Profª: Ivonildes Disciplina: Metodologia Cientifica
Resumo do capitulo Sociedade de Consumidores
Referência:
BAUMANN, Zigymunt. Sociedade de Consumidores. In:_____. Vida para Consumo: A transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. P 70-106.
Segundo Baumann, autor do livro “Vida Para Consumo”, a relações do ser humano a partir da visão de mercado consumidor, pode-se dizer que essa sociedade tem condições de consumidores consumistas e com isso é rejeitado a formação cultural. Com isso a maior parte da história de homens e mulheres são vistos e treinados como força-de-trabalho, agora o são para serem consumidores e frequentarem espaços como shoppings e ruas comerciais, agindo como que por vocação, não distinguindo classes ou gêneros, onde todos consomem, e os ricos ratificam sua hegemonia e os pobres lutam para não serem humilhados totalmente. O autor ainda enfatiza para o problema da inabilidade social cada vez mais presente na realidade de países imersos na era digital. Onde as pessoas se acostumam a se conhecer via online, perdendo assim a sua espontaneidade.
De forma intrigante, o autor apresenta o modo como, nos dias atuais, as relações sociais passam a ser mediadas pelo consumo. Consumo este, não necessariamente de produtos, mas de hábitos, valores e aparências. Os indivíduos, a partir da exposição aos padrões (de beleza, consumo, ideológico...) impostos pelo mercado, passam inconscientemente a portarem-se como objetos de consumo. Na sociedade de consumidores, ninguém pode se tornar sujeito antes de se tornar mercadoria. Seja pela posse de objetos de consumo desejáveis, ou pela sua própria transformação em padrões socialmente mais aceitos e destacáveis. A valorização excessiva do corpo e a cultura imediatista que impera sob o medo de tornar-se obsoleto e ser posto à margem