Metodologia cientifica
“Sócrates não crê nos deus de atenas”.
“Sócrates propõe novas crenças”.
“Sócrates corrompe a juventude”.
Sócrates seguiu sempre pelo caminho da reflexão e raciocínio, pois tinha como meta galgar a verdade sobre tudo, desde a origem das coisas. do mundo e até o que viria no porvir. Devido as suas ideias Sócrates provocava admiração, inclusive dos jovens, ele queria abrir os olhos desses jovens, pois, eles eram a nova geração que se iniciava e portanto deveria ser uma era de sabedoria e conhecimento.
Colocado mediante o júri, parecia não se concentrar no debate ou na defesa de suas atitudes. No processo que definiram sua culpa e sua pena, Sócrates fazia crítica aos seus acusadores, mas sem nenhuma vez questionar a validade das acusações elaboradas contra si mesmo. As acusações feitas contra ele não eram criminalizadas em nenhum tipo de cânon jurídico ateniense. Por isso, sua “autodefesa” poderia ter sido muito mais eficiente.
Sócrates usava o exercício de contrapor com pensamentos contrários em sua defesa,é um método de diálogo cujo foco é contradição de ideias que levam a outras ideias. ”Só existe uma maneira de conhencer a verdade,conhecendo-se a si mesmo”.Sócrates foi considerado o homem mais sábio pois era capaz de conhecer seu limite.
O senso comum tem fatores positivos e negativos. Se por um lado congrega conhecimentos e sabedoria popular e os transmite de geração em geração fornecendo bases para uma vida adaptativa na sociedade em que estamos inseridos, por outro lado poderá originar o prolongamento de crenças ou opiniões menos verdadeiras e/ou preconceituosas que se arrastam no tempo, somente ultrapassadas por pesquisas e estudos científicos. E é precisamente neste ponto que é benéfica a interligação entre o senso comum - baseado em testemunhos culturais – e o conhecimento cientifico – baseado em métodos de pesquisa. Um, é a continuação do outro, a ciência pode comprovar ou dismistificar fatos,