Metodologia cientifica
É difícil uma retrospectiva dos primeiros passos da Administração porque os registros privilegiaram as atividades fins. Mas sem dúvida, a administração esteve presente nas ações e obras realizadas na antiguidade.
5000 A . C. – Sumérios criaram a escrituração pública.
4000 A . C. – Egípcios já tinha noções de planejamento, organização e controle.
2600 A . C. - Egípcios aplicavam a descentralização.
1490 A . C. - Hebreus aplicavam o princípio escalar e da exceção.
1100 A . C. – Chineses aplicavam planejamento, organização, direção e controle.
350 A . C. – Gregos utilizavam os métodos e as cadências.
Rei da Babilônia, Hamurabi, estudou a programação do trabalho, controle da produção, registros contábeis, seriação lógica das fases do trabalho (analisando os tempos e as tarefas) e estabeleceu um salário mínimo.
Os Egípcios realizaram grandes obras (Ex: Pirâmide de Kheops que contém 2.300.000 blocos de pedra pesando em média duas toneladas). As evidências são de que a organização dos egípcios era rígida.
O grande trabalho de Moisés com a preparação, organização e execução do êxodo, libertando-os da escravidão no Egito.
Na China, foi feito um catálogo de todos os servidores civis descrevendo as suas atribuições e deveres com rara meticulosidade.
Império Romano foi a primeira grande experiência do homem de estruturar, dirigir e controlar um vasto território.
Catão e Varrão – realizaram estudos sobre a administração rural romana que são passíveis de utilização até os dias de hoje.
Sistema Feudal - tinha uma organização escalar, com diversos níveis de autoridades, do senhor ao servo. Adotou a descentralização dos níveis operacionais e a centralização da autoridade máxima.
900 – livros de administração de Alfarabi já falavam das qualidades de liderança.
Século XV – Arsenal de Veneza - era o maior estabelecimento industrial da época. Segundo Henry Albers o seu sistema de produção antecipou as instalações modernas da indústria