metodologia BPMN
“Um processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes [1].”
BPMN é um padrão para modelagem de processos de negócio que fornece uma notação gráfica para especificação de processos em um Diagrama. Ela é baseada em uma técnica de diagramação de fluxo muito similar ao diagrama de atividades da UML (Unified Modeling Language) [2].
Nas organizações, a BPMN fornece às empresas a capacidade de compreender os seus procedimentos internos através da notação gráfica permitindo a capacidade de comunicar esses procedimentos de uma forma padrão. Além disso, a notação gráfica facilita o entendimento das colaborações de desempenho e as transações comerciais entre as organizações, assegurando que as empresas se entendam e os participantes em seus negócios se adaptem às novas circunstâncias de negócios [3].
Para os desenvolvedores de software o mapeamento BPMN cria uma ponte padronizada diminuindo a lacuna entre os processos de negócios e sua implementação. Para mapear e modelar um processo é preciso identificar os objetivos, as saídas, os clientes, as entradas e componentes, os fornecedores, determinar os limites do processo e documentar.
Ferramentas para Modelagem de Processos
O Bizagi é um software BPM (Business Process Management), que permite automatizar os processos de negócio de forma ágil e simples em um ambiente gráfico intuitivo. Foi idealizado para diagramar processos em BPMN, definir regras de negócio, definir interface do usuário, otimização e balanceamento de carga de trabalho, indicadores de desempenho de processos, monitor de atividades e outros.
Existem outras ferramentas gratuitas para o mapeamento e modelagem de processos, alguns exemplos são: ARIS Express, Barium Live, BPMS (Português), Process Modeller, Eclipse BPMN Modeler, Essencial Project , Intalio BPMS, Interaplan,