Metodoligia da alfabetização
1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................04
2. METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO.............................................................05
3. CONCLUSÃO.......................................................................................................08
4. REFERÊNCIAS....................................................................................................09
1. Introdução
Para efetivação deste trabalho que ora apresenta faz-se necessário analisar a alfabetização numa perspectiva construtivista e progressista diferente daquela tradicionalmente conhecida através dos métodos analético e sintético que perduraram por muito tempo no processo de aquisição da leitura e escrita.
Apresenta como objetivo propor uma metodologia de alfabetização letramento com base no pensamento construtivista e progressista, fazendo uma reflexão da alfabetização através dos pensamentos de autores como: Piaget, Vigotstky, e Ferreiro, e analisando os fatores que interferem no processo de alfabetização.
A perspectiva psicogenética foi quem mais influenciou a mudança de concepção do processo de alfabetização, onde o processo de construção da representação da língua escrita deixa de ser apenas dependente de estímulos externos para aprender.
Os métodos tradicionais de alfabetização não ofereciam mais reprodução, incitações práticas rituais ou conjunto de proibições, cujo objetivo era instrução sistemática da aprendizagem com exercícios motores de habilidades especificadas por alguém.
Portanto, este trabalho opta por analisar outros métodos destinados a alfabetizar crianças, levando em consideração critérios das propostas pedagógicas subjacentes a tais propostas tradicionais.
2. METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
Atividades Aplicadas: Prática página 52
1a Atividade
Com intuito de pesquisar os níveis de escrita, dite para crianças entre três e sete anos algumas palavras