MetodoaQuantitativos_unidade_1
5559 palavras
23 páginas
Métodos QuantitativosProf. Ms. Osmar Pastore e Prof. Ms. Francisco Merlo
Conceitos Inciais
Conceitos Iniciais
Objetivo
Esta unidade tem o objetivo de fornecer uma visão geral dos conceitos básicos fundamentais para o entendimento dos demais tópicos de conteúdo, assim como fornecer uma pequena introdução sobre as equações e inequações algébricas – que serão tratadas com mais detalhe na segunda unidade; e apresentar uma visão geral da teoria de conjuntos, como subsídio para um melhor entendimento da maneira correta de se entender e tratar classificações múltiplas de elementos, segundo critérios não mutuamente exclusivos.
Representações numéricas
Nos primórdios da história do homem, a necessidade da contagem inexistia, pois os homens retiravam seu sustento diretamente da natureza, sem acumularem qualquer tipo de posse que não conseguissem carregar consigo. A contagem começou com a sofisticação das atividades humanas, quando o homem progressivamente abandonou as atividades nômades, para fixarse a terra. Com o começo da produção, tornou-se criador de animais domésticos, por exemplo.
Desta época remontam também as primeiras formas de calendário, dada a necessidade de registro das fases do ano, correspondentes a épocas mais propícias ao plantio.
Com relação à contagem de animais, o pastor, pela manhã, soltava os seus carneiros e analisava ao final da tarde, se algum tinha se extraviado ou acrescentado ao rebanho. Assim eles tinham a correspondência um a um, onde cada carneiro correspondia a uma pedrinha que era armazenada em um saco.
Cada animal correspondia a uma pedra que era posta em um saco de couro, quando ia para o pasto. Quando os animais voltavam do pasto, era feita a operação inversa, isto é, para cada animal que retornava, era retirada uma pedra do saco. Se no final do dia sobrasse alguma pedra, é porque faltava algum dos animais e se algum fosse acrescentado ao rebanho, isto
2
Conceitos Iniciais
Universidade Anhembi