metodo
Departamento de Ciências Sociais
Disciplina: Metodologia Científica I (Noite)
Professor: Fabio Alonso
Aluno: Vinicius Gonçalves Costa
2ª Avaliação
1. Diferencie os métodos Indutivo e Dedutivo a partir do seguinte exemplo de investigação científica desenvolvido por cada um deles:
Dedutivo:
Todo mamífero tem um coração.
Ora, todos os cães são mamíferos.
Logo, todos os cães têm um coração.
O método dedutivo é um método científico que considera que a conclusão está implícita nas premissas. Por conseguinte, supõe que as conclusões seguem necessariamente as premissas: se o raciocínio dedutivo for válido e as premissas forem verdadeiras, a conclusão não pode ser mais nada senão verdadeira.
Indutivo:
Todos os cães que foram observados tinham um coração.
Logo, todos os cães têm um coração.
Indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Portanto, o objetivo dos argumentos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam.
2. Explique o esquema que ilustra o raciocínio do Método Hipotético-Dedutivo de Popper: expectativas ou conhecimento prévio – problema – conjecturas – falseamento
3. Faça um breve exercício de reflexão propondo um objeto de pesquisa, apresentando as seguintes características do seu projeto:
O mesmo Popper propõe três etapas para o método-hipotético dedutivo. A primeira é a criação do PROBLEMA, para qual se formula uma ou mais hipóteses a partir das teorias já existentes. A segunda é o estabelecimento da SOLUÇÃO, a partir da dedução de conseqüências na forma de proposições. Por fim, a terceira é a realização de TESTES DE FALSEAMENTO, onde se testam as proposições levantadas para solucionar o problema por meio de testes que objetivam refutar ou aceitar hipóteses.
a) O Tema