Metodo Regional
Essa definiçao busca individualizar as áreas e compara-las com outras,considerando as reguralidades da distribuiçao e das inter-relaçoes dos fenomenos na superficie da terra
Se opõe ao determinismo ambiental e ao possibilismo. Nele, a diferenciação de áreas não é vista a partir das relações entre o homem e a natureza, mas sim da integração de fenômenos heterogêneos em uma dada porção da superfície da Terra.(Corrêa,1991,p.14) Esse paradigma é voltado, portanto, para o estudo de áreas, regiões.
Determinismo ambiental ou geografico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem.
Possibilismo
A corrente possibilista surgiu em reação ao determinismo ambiental, inicialmente na França (final do século XIX), e posteriormente na Alemanha (início do século XX) e Estados Unidos (década de 20). Sob a égide possibilista, a Geografia francesa se desenvolve, tendo em Vidal de la Blache seu grande mestre. A natureza passou a ser encarada como uma fornecedora de possibilidades para a modificação humana, e não determinando sua evolução, sendo o homem o principal agente geográfico.
No plano externo, o método regional evidencia a necessidade de produzir uma geografia regional, ou seja, um conhecimento sintético sobre diferentes áreas da superfície da Terra. Preocupação antiga, derivada da expansão mercantilista dos séculos XVI e XVII, aparecia, então, como resultado da demanda das grandes corporações e dos aparelhos de Estado.
No plano interno, registra a procura de uma identidade para a geografia, que se obteria não a partir de um objeto próprio, mas através de um método exclusivo. Resumindo, diferenciação de áreas passa a se considerar o resultado do método geográfico e, simultaneamente, o objeto da geografia.
Essa corrente evidencia a necessidade