Metodo Psicanalitico de Freud
Freud se utilizava do tratamento catártico, descoberto por Breuer, onde possibilitava a liberação de afetos e emoções ligados a conhecimentos traumáticos, fazendo com que o paciente acessasse lembranças, impulsos e pensamentos excluídos do seu inconsciente, não que isso curaria mais esperavam que esses sintomas patológicos desaparecessem por si só.
Através de estudos, Freud fez algumas alterações técnicas nesse método catártico, não sendo contraditória a anterior. Depois de um tempo, Freud abandonou a hipnose, pois não era aplicada á todos os pacientes e começa a utilizar uma nova forma de tratamento, onde o paciente deitava de costas em um sofá e ele sentava em uma cadeira atrás dele, deixando-os á vontade e livre para expor seus pensamentos, reações sem preocupação, sendo assim conseguia fazer suas observações para sua conclusão.
Na história clínica não existe neurose sem amnésia, então Freud conclui que essas amnésias são o resultado do que ele chama de recalcamento (desprazer), levando a resistência e restauração das lembranças, dai então o fator da resistência tornou-se fundamento de sua teoria, pois quanto maior a resistência mais profusa é a distorção podendo acessar a consciência sem hipnose.
Também através disso, Freud desenvolveu a arte de interpretação, onde há análise dos sonhos, visto como manifestações metafóricas de fantasias e de desejos reprimidos.
Sobre a técnica psicanalítica, pode – se dizer que foi um trabalho sem necessidade e fez errado abandonar a hipnose mais uma técnica aprendida e mais fácil de praticar e nenhum método chega caminho alternativo até a meta desejada, a idéia do método psicanalítico é expressar várias fórmulas, tendo a missão de eliminar a amnésia, levando em consideração que a saúde e a doença não se diferenciam á princípio, estando apenas separadas por fronteiras quantitativas determináveis.
O procedimento terapêutico possui vários quadros sintomáticos de histeria, com múltiplas