metodo fajans
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA B - QUI0261AA
PROFESSOR: MARCELO GIOVANELA
PRÁTICA 4- VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO
Aluna: Ândrea Elisabete de Paula
BANCADA: 12
CAXIAS DO SUL, 10 DE MAIO DE 2013.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A análise volumétrica permite determinar a concentração de uma solução, através da titulometria. Segundo (SKOOG, 2006), a titulometria volumétrica envolve a medida de volume de uma solução de concentração conhecida necessária para reagir essencial e completamente com o analito.
Deve-se conhecer rigorosamente a concentração da solução padrão. Utilizam-se soluções padronizadas, que partem de operações de pesagem, dissolução e/ou ajuste do volume, onde padrões primários são utilizados para determinar a concentração destas soluções.
A titulometria de precipitação é baseada nas reações que produzem os compostos iônicos de solubilidade limitada. Entretanto, em virtude da sua baixa velocidade de formação da maioria dos precipitados, existem poucos agentes precipitantes que podem ser usados em titulometria. O mais amplamente utilizado e o reagente mais importante é o nitrato de prata, que é empregado para a determinação de haletos, ânions semelhantes aos haletos, mercaptanas, ácidos graxos e vários ânions inorgânicos bivalentes e trivalentes. Os métodos titulométricos com base no nitrato de prata também são conhecidos como métodos argentométricos (SKOOG, 2006).
De acordo com (SKOOG, 2006) a titulação de Fajans é um método de volumetria de precipitação que utiliza um indicador de adsorção, devendo-se considerar a carga elétrica na superfície do precipitado. Este indicador se trata de um composto orgânico, que tende a ser absorvido sobre a superfície do sólido em uma titulação. Idealmente, a adsorção ocorre próximo do ponto de equivalência, e resulta não apenas em uma