metodo experimental
A observação foi realizada no laboratório da Universidade do Contestado núcleo de Porto União. Onde os sujeitos se encontravam em caixas de condicionamento operante, modelo INSIGHT. As caixas são equipadas que pode ser acionadas mecanicamente pelo sujeito. Cada caixa operante é conectada a um aparelho que poder ser usada manualmente ou automático. Com liberação de água, apresentação de luz, e sons. Além disso, foram utilizadas foram utilizadas folhas de registro para cada atividade realizada. Havendo um cronômetro para marcar os segundos, quando eram realizados os experimentos trajavam jaleco e calçado fechado, para que não ocorra nenhum acidente, e seguindo as normas gerais do laboratório.
Sujeito
O rato albino, do sexo masculino, com apenas três meses de vida. Sua espécie é
Rattus norvegicus da linhagem Wistar. Chamado de Guaje. Em sua primeira vivência laboratorial sendo que o animal não tem nenhuma vivência ou experiência se quer, seu sistema auditivo é literalmente aguçado, tem alta sensibilidade com a luz, porém os ratos desta espécie não enxergam cores, mais conseguem perceber as diferenças de luminosidade, e as suas frequências. O local onde vivem é chamado de biotério ou viveu.
No primeiro exercício de modelagem realizado em 02 de junho de 2014 o antigo sujeito (Fred) não conseguiu obter resultado esperado. Apenas chegou três vezes perto da barra. Na segunda tentativa realizada 07 de agosto de 2014 o novo sujeito (Guaje) conseguiu realizar a atividade com sucesso. Chegou mais de dez vezes consecutivas na barra. Quando passou para a próxima etapa