metodo de investigação cientifica
O modo de proceder dos cientistas, ao conduzirem suas investigações, envolve um núcleo comum de atividades que recebe o nome de método científico.
A estrutura lógica do método científico compreende uma série de etapas que costumam ser percorridas para a solução de um problema. Vejamos, agora, um plano básico da estrutura lógica do método científico:
1) Enunciado de um problema – observando os fatos do mundo, o cientista enuncia um problema que o intriga e que ainda não foi explicado pelo conjunto de conhecimentos disponíveis. Nessa etapa, o cientista deve enunciar o seu problema com clareza e precisão, e procurar todos os instrumentos possíveis para tentar resolvê-los.
2) Formulação de hipóteses – tentando solucionar o problema, o cientista propõe uma resposta possível, que constitui uma hipótese a ser avaliada na sua investigação. Isso significa que a hipótese é uma resposta não comprovada, que deve ser “testada” cientificamente.
3) Teste experimentais da hipótese – nesta fase, o cientista deve testar a validade de sua hipótese, procurando investigar as consequências da solução proposta. Esta investigação deve ser controlada pelo cientista, para que o fator relevante previsto na hipótese seja suficientemente destacada na ocorrência do fato-problema.
4) Conclusão – é a afirmação dos resultados da pesquisa cientifica, confirmando ou corrigindo a hipótese formulada e testada.
Devemos ressaltar que o método científico não pode ser visto como uma receita rígida de regras capaz de garantir soluções para todos os problemas. Na verdade, nunca existiu essa receita única, pois o método científico não é conjunto fixo e estereotipado de atos a serem adotados em todos os tipos de pesquisa cientifica.
O que chamamos de método científico consiste numa estrutura lógica de ações frequentemente utilizadas na pesquisa científica mas que, por se só, não é suficientemente para garantir o êxito desse empreendimento. Pois o