Metodo de indicadores
1
Método para avaliação de indicadores de desempenho na operação
Jackson Luis Schirigatti (PUC-PR) jacksonschirigatti@hotmail.com
Avides Reis de Faria (PUC-PR) avides@onda.com.br
Resumo: Este artigo tem como objetivo propor um método de avaliação de indicadores de desempenho, combinando critérios de avaliação de indicadores, pois, nas empresas, os sistemas de medição podem não estar bem compreendidos, alinhados a estratégia, ou mesmo, estarem mal elaborados. O método proposto é resultado de um estudo de caso em uma empresa real, onde foram aplicados dois critérios de avaliação de indicadores já desenvolvidos, originários da academia, considerados estes critérios distintos e complementares entre si. A finalidade da aplicação dos critérios é verificar se os indicadores são ‘ótimos’, aumentando a confiabilidade no sistema de medição utilizado ou projetado. O estudo de caso realizado obteve sucesso, pois validou todos os indicadores mostrando ser factível, útil e usável, contribuindo assim para uma maior segurança na certificação do sistema de medição da empresa.
Palavras-chave: Sistemas de medição, Indicadores de desempenho, Critérios de avaliação.
1. Introdução
Segundo Flores et al. (2002), as medições de desempenho têm sido mal entendidas e mal utilizadas por muitas empresas. A principal função dos indicadores de desempenho é indicar oportunidades de melhora dentro das organizações. Medidas de desempenho devem ser utilizadas para indicar pontos fracos, e analisá-los para identificar os possíveis problemas que estão causando resultados indesejados. Os indicadores podem, então, apontar para não-conformidades.
Conforme FPNQ (2003), “os indicadores de desempenho são dados ou informações numéricas que quantificam as entradas (recursos ou insumos), saídas (produtos) e o desempenho de processos, produtos e da organização como um todo. Os indicadores são utilizados para acompanhar e