metodo de estudo
FACULDADE DE CIÊNCIAS-DMI CURSO DE LICENCIATURA EM INFOMÁTICA
Cadeira : Métodos de Estudo
Docente: Dr Américo Buque
Discente:
Saúte, Xavier Alfredo
Maputo, Maio 2014
Índice
Introdução
O Parque Nacional do Limpopo (PNL) foi inicialmente estabelecido como Coutada de Caça em 1961 e, em 2001, ascendeu a parque nacional. Ocupa a área entre o Pafuri, no norte, Rio Limpopo a este, rio dos Elefantes no Sul, a fronteira internacional com a África do Sul, a oeste.
Situado na província de Gaza, o PNL integra o Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo sob o regime de uma gestão comum para três áreas protegidas (Limpopo, Kruger e Gonarezhou).
Área: 10,000 km2. A comunidade faunistica do parque nacional é composta por: Big five: elefante (Loxodonta africana), rinoceronte branco (Ceratotherium simum), búfalo (Syncerus caffer), leão (Panthera leo), leopardo (Panthera pardus). Outros mamíferos: cão selvagem (Lycaon pictus), hiena malhada (Crocuta crocuta), zebra (Equus burchelli ssp.), hipopótamo (Hippopotamus amphibius), Javali (Phacochoerus africanus), porco do mato (Pothamocoerus larvatus), girafa (Girafa camelopardalis), impala (Aepyceros melampus), oribi (Ourebia oribi), cudo (Tragelaphus strepsiceros), cabrito cinzento (Sylvicapra grimmia), cabrito das pedras (Oreotragus oreotragus), boi-cavalo (Connochaetes taurinus), palapala (Hippotragus niger), piva (Kobus ellipsiprymnus), chango (Redunca arundinum).
Desde 2000, o governo de Moçambique no âmbito do seu acordo de cooperação com a África do Sul, tem vindo a introduzir animais num santuário de 37000ha, com a finalidade de libertá-los logo que a melhore a situação segurança no parque. Esta cooperação com África do Sul visava aumentar o numero dos animais que existem no parque, o que não tem acontecido devido a invasão que o