metodo ciêntifico
Um método é um instrumento, um guia ou o caminho que se segue para alcançar um objeto método científico é, pois, o caminho que o cientista percorre para descobrir, investigar e alcançar os seus objetivos. Abrange os procedimentos ordenados sistematizados que as diversas ciências seguem para descobrir verdades e leis científicas. Não há um método único que possa ser mecanicamente aplicado às diferentes áreas de investigação. Cada ciência, ao determinar o seu campo de investigação, define uma perspectiva própria e um conjunto de objetos e de procedimentos (métodos e técnicas) que lhe permitirão construir uma visão específica da realidade.
O método é responsável pela eficácia da investigação, dá credibilidade dos resultados da investigação, é um dos critérios que permite distinguir os conhecimentos verdadeiramente científicos dos que não são.
O método científico surgiu quando da criação da ciência moderna, no século XVII, graças às contribuições de personalidades como Bacon, Galileu, Newton e Descartes. Com estes autores começou a desenhar-se a combinação de dois objetivos que vão marcar a Ciência até hoje, a saber: O conhecimento da Natureza, isto, é, conhecer e descrever os seus mecanismos de funcionamento (dimensão teórica da Ciência); O controlo desses mecanismos de funcionamento e dos recursos naturais (dimensão prática ou técnica); Ciência e método científico são duas realidades interdependentes e a própria evolução da Ciência e o alargamento dos seus objetos de investigação exigem a reformulação e o ajustamento desses procedimentos às exigências da natureza do assunto a investigar. Assim sendo, podemos dizer que há um método científico único? Sim e não. Sim, se entendermos por método científico o conjunto de procedimentos ordenados e sistematizados a ser adoptado pelo cientista na sua investigação. Não, se considerarmos concretamente os procedimentos a adoptar em cada ciência em particular. Parece óbvio que