metodo cartesiano
Beatriz Gomes
Giovanna Miranda
Mariana Zanholo
Melissa Rocha
Silvia Pamela Panobianco
Método Cartesiano
São Paulo
2015
Método Cartesiano
O Método cartesiano criado por René Descartes consiste no Ceticismo Metodológico - duvida-se de cada ideia que pode ser duvidada. Descarte institui a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que possa ser provado. O próprio Descarte consegue provar a existência do próprio eu (que duvida, portanto, é sujeito de algo - cogito ergo sum: penso, logo existo), considerando o ato de duvidar como indubitável.
Também consiste o método na realização de quatro tarefas básicas: verificar se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada; analisar, ou seja, dividir ao máximo as coisas, em suas unidades de composição, fundamentais, e estudar essas coisas mais simples que aparecem; sintetizar, ou seja, agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro; e enumerar todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento.
A contribuição de Descartes, com sua nova metodologia, foram de extrema importância para a constante busca criteriosa do conhecimento verdadeiro a partir das ciências.
Teoria
O atentado de 11 de Setembro foi uma farsa?
O que foi o ataque?
Ataques ou atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 (às vezes, referido apenas como 11 de setembro) foi uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda em 11 de setembro de 2001. Na manhã daquele dia dezenove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros. Os sequestradores colidiram intencionalmente dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram duas horas após os