Metodo BH
Introdução
Este trabalho é resultado de estudos e reflexões que foram realizadas pela equipe da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais.
Estes estudos foram centrados nos problemas teórico-práticos da profissão como fatores que estavam exigindo novas proposições e encaminhamentos. Estas novas proposições eram referentes tanto à teoria quanto à prática.
A prática social exige determinadas referências teóricas que informem, assegurando uma objetividade de ação. Segundo a autora essas referências constituem o que se denomina T1. processo prático inclui o T1, bem como a prática concreta desenvolvida na realidade, este processo foi sintetizado por P. Tal prática irá resultar em elementos teóricos sintetizados a partir do processo, que irá constituir o T2.
PRIMEIRA PARTE
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS FUNDAMENTAIS – TEORIA DO CONHECIMENTO
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO CONHECIMENTO
O conhecimento do mundo se dá a partir de uma longa história e movimentos gradativos, que abrangem: das formas mais elementares de conhecimentos às formas mais sofisticadas; um conhecimento superficial ao complexo; uma apreensão superficial a uma mais profunda das coisas.
Nesse processo de conhecimento, dois elementos essenciais básicos intervêm:
- o sujeito, aquele que sente, quer, age e conhece;
- o objeto, aquele que existe independentemente do sujeito, e que é dado a conhecer ao sujeito em um determinado momento.
Portanto, o processo de conhecimento é fundamentado na inter-relação desses dois elementos. O conhecimento do sujeito sobre o objeto é um reflexo.
Desta inter-relação no processo de conhecimento a autora conclui:
- o homem é o sujeito que possui uma relação com o mundo exterior;
- o homem, enquanto sujeito em qualquer relação com o objeto se encontra em inter-relação com este;
- a consciência é a unidade entre o sujeito e o objeto;
A consciência contêm: o mundo objetivo transformado em