Metodo 5 s
CONCEITO
O programa 5 S é uma ferramenta, dentre várias que conhecemos no mercado, utilizada para implantar o Sistema de Qualidade Total em uma empresa, em uma instituição e também na vida profissional e pessoal de cada indivíduo.
Este método surgiu no Japão pós-guerra com a finalidade de reestruturar, reorganizar e melhorar a produção das indústrias japonesas, tendo como objetivo superar a crise de competitividade.
O método 5 S assim é chamado por ser composto por cinco palavras que começam com a letra "S": Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
Este programa trata-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, mas traz em sua essência a necessidade de mudanças de atitudes, pensamentos e comportamento pessoal, o que possibilitará, através da prática, alcançar os objetivos propostos.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
Melhorar a qualidade de vida das pessoas, seja no trabalho ou fora dele;
Aumentar a produtividade das empresas e de seus funcionários;
Diminuir desperdícios, contribuindo para o equilíbrio financeiro da organização.
PLANEJAMENTO E PRÁTICA DOS CONCEITOS
A prática do método 5 S consiste em:
1º S - SEIRI (senso de utilização): separar as coisas necessárias (úteis) das desnecessárias (inúteis);
Esta é a fase em que se deve organizar o trabalho de modo que só se utilize o que for realmente necessário, na quantidade certa e controlada de forma a facilitar as operações. Este primeiro senso também é interpretado como senso de utilização, organização e seleção.
Deve-se agir preventivamente e todo o grupo (equipe) precisa estar treinado para diferenciar o útil do inútil para proporcionar redução de gastos com espaço e estoque, aumentar a produtividade, evitar compras de matéria-prima desnecessária, diminuir acidentes de trabalho, melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.
2º S - SEITON (senso de arrumação): ordenar e identificar as coisas para que qualquer pessoa possa encontrá-las quando desejado;
Esta é a fase em que o