METEP
Em exôdo conta que o Faraó egípcio estava temeroso de que a população hebreia estivesse aumentando demais,então deu a ordem de que todos os bebês hebreus do sexo masculino fossem mortos.
Então,quando Moisés nasceu,,sua mãe Jocabed,o colocou em um cesto de junco,e o deixou ás margens do rio nilo.Mais tarde ele foi encontrado pela filha do faraó,que o adotou e o criou numa vida de luxo.Com o passar do tempo,Moisés descobriu a verdade sobre seu nascimento,e sobre seu povo.Sentindo muito sobre a forma que seu povo era tratado,acabou matando um capataz egípcio que judiava de um escravo hebreu.Depois de ser descoberto pelo crime,Moisés fugiu para o exílio.Foi vagando até a terra Midian,onde refez sua vida,cansando-se e tendo dois filhos.
Moisés nunca esquecera a fé de seu povo.Em um momento no Monte Sinai,ele viu um arbusto que queimava,mas nao era consumido pelas chamas.O arbusto disse-lhe: ”Sou o Deus de Abraão, Isaac e Jacó.”.Isso fez com que ele se tornasse um profeta.
Através de instruções Divinas,Moisés voltou ao Egito,e exigiu ao Faraó,que ele libertasse os hebreus da escravidão.Faraó recusou-se,então Deus enviou uma ´série de pragas que devastaram o Egito.Deus causou a morte de cada primogênito de cada família egípcia em uma noite,então faraó permitiu que os hebreus e Moisés saissem dali.
Se arrependo pouco tempo depois,Faraó os perseguiu até o Mar vermelho.Deus partiu as águas,abrindo caminho para os hebreus passarem em segurança,somente os egípcios se afogaram em seguida.
Moisés levou seu povo ao Monte Sinai.Subiu em uma montanha,falou com Deus,mostrando-lhe duas tabuas de pedra.Nelas Deus deixou,os dez mandamentos.Ao retornar,proclamou que daquele dia em diante,aquelas leis seriam as leis que todos os hebreus deveriam obedecer.Esses mandanmentos foram aceitos pelo judaismo,cristianismo,protestantismo e formam a base da moralidade de todo o mundo ocidental.