meteoros e cometas
Meteoros são partículas de poeira ou rocha que ficam voando pelo espaço a alta velocidade. Quando entram na atmosfera da Terra se tornam incandescentes e pegam fogo, fazendo um imenso risco no céu. Parecem que são grandões mas, na maioria das vezes, não passam de grãozinhos de areia. classificados em quatro grupos conforme a sua natureza.
Litometeoros: são constituídos por partículas sólidas, de origem não-aquosa, tais como a névoa seca e a tempestade de areia.
Hidrometeoros: formam-se de água em estado sólido ou líquido, em suspensão ou precipitação na atmosfera, como é o caso da chuva, garoa, chuva de pedra, do nevoeiro e da geada, entre outros.
Eletrometeoros: representam fenômenos óticos ou acústicos decorrentes da eletricidade atmosférica, que têm exemplos
Fotometeoros: são fenômenos óticos não-elétricos, originados da refração ou interferência das radiações luminosas emitidas pelo Sol ou pela Lua, como o arco- íris e os raios crepusculares.
Chuva de Meteoros : um cometa deixou um rastro de matéria, composto por gases e poeira desprendida do cometa quando este se aproximou do Sol. As partículas sólidas desse rastro de matéria, que são "varridas" pela Terra entram na atmosfera, aumentando consideravelmente o numero de meteoros observados do solo. Como a grande maioria dessas partículas são bastante pequenas e não conseguem chegar ao solo, uma chuva de meteoros não representa nenhum risco para nós, no entanto, elas podem vir a danificar satélites em órbita.
Cometas
Os cometas são pequenos membros do sistema solar, geralmente com poucos quilômetros ou milhas de diâmetro. Foram descritos como “bolas de neve sujas” pelo astrônomo Fred Whipple e acredita-se que sejam compostos por:
poeira
gelo (água, amônia, metano e dióxido de carbono)
pouca quantidade de materiais contendo carbono (orgânicos, por exemplo, alcatrão)
um núcleo rochoso (alguns cometas)
Acredita-se que os cometas foram formados dos primeiros materiais