meteorologia e dispersão de poluentes
Poluentes na Atmosfera
O perfil térmico da atmosfera tem relação direta com a capacidade de dispersão de poluentes por mistura vertical:
O decréscimo da temperatura com a altitude é chamado de
“gradiente de temperatura adiabático seco”.Quando a temperatura da atmosfera diminui mais rápido que a adiabática,a atmosfera é dita superadiabática.Do ponto de vista da poluição do ar,essa condição é desejada por dispersar mais facilmente os poluentes na atmosfera.
Se a temperatura da atmosfera diminuir mais lentamente que a adiabática,esse estado não proporciona a mistura vertical,dada a estabilidade do ar,ou seja,diminui o potencial de dispersão da atmosfera e propicia o surgimento de episódios críticos de poluição em razão da alta concentração de poluentes.
Inversão Térmica
É quando a temperatura aumenta com a altitude,nesta situação o ar é consideravelmente estável e os índices de poluição tendem a se elevar,dependendo também da carga de poluentes.
A inversão térmica pode ocorrer de diversas formas
a) Por Radiação
b) Por Subsidência
c) Por Combinação dos Dois Casos
Processo de Dispersão
Se uma fonte está lançando poluentes continuamente,eles irão se dispersar no ar formando uma pluma.O mesmo fenômeno ocorre em um rio quando se descarregam poluentes.Com o comportamento da pluma é possível analisar como o meio atmosférico transporta e dispersa poluentes nele lançados.A forma da pluma é classificada de acordo com o perfil de temperatura da atmosfera. Tipos de Plumas
1.
2.
3.
4.
5.
Looping
Coning
Fanning
Lofting
Trapping
Além desses processos de mistura em função da turbulência,ocorre o transporte horizontal,que depende do movimento dos ventos, por sua vez,depende de forças de pressão e forças de atrito.As forças de pressão são causadas diretamente pela existência de regiões de baixa e alta pressão.
Padrões de Qualidade do Ar
A legislação Brasileira de qualidade do ar segue