MetemoglobinemiasToxicas
666 palavras
3 páginas
Metemoglobinemias TóxicasDEFINIÇÃO: Metemoglobinemia tóxica não é uma intoxicação nem tão pouco é causada por um agente específico, mas é uma condiçã_o que ocorre em intoxicações causadas por agentes metemoglobinizantes. Estes são substâncias capazes de induzir a oxidação do ferro da hemoglobina. Esta oxidação resulta em um pigmento chamado metemoglobina, que é incapaz de transportar oxigênio.
As metemoglobinemias tóxicas ocorrem quando o agente causador de uma determinada intoxicação causa uma produção maior de metemoglobina, de modo que os mecanismos produtores sejam insuficientes para manter os níveis aceitáveis de metemoglobina.
FISIOPATOLOGIA: A hematose depende da existência de um átomo de ferro no estado ferroso (Fe++) no grupamento HEME da hemoglobina. A oxihemoglobina é um ferrihemesuperóxido, onde o íon ferroso “emprestou” um elétron à molécula de oxigênio, o que permite uma ligação instável com a molécula de oxigênio:
O2- + Fe+++ .
O2 + Fe++
Se por algum fator o ferro já estiver em seu estado férrico, ele não tem elétron para fazer o “empréstimo”, perdendo a avidez pelo oxigênio. Há no organismo todo uma taxa normal de metemoglobina de 1-3%, que é mantida por meio de dois mecanismos redutores fisiológicos:
Mecanismo Redutase NADH-dependente:
A enzima NADH citocromo b5 redutase age como agente redutor.
NADH + 2 cit.b5.Fe+++
2cit.b5.Fe++ + HbFe+++
NAD+ + 2 cit.b5.Fe++ cit.b5.Fe+++ +
HbFe++
cit.b5 redutase
Mecanismo Redutase NADPH-dependente:
É de menor importância fisiológica (responsável por até 5% da redução da metemoglobina), porém de maior importância no tratamento, como será demonstrado a seguir.
NADPH + Flavina
Diidroflavina + 2 HBFe+++
Redutase NADPH-dependente
NADP + Diidroflavina
Flavina + 2 HB Fe++
AGENTES METEMOGLOBINIZANTES: Alguns agentes mais freqüentes:
Medicamentos:
Antimaláricos
Clorquina, primaquina
Anestésicos
Benzocaína e lidocaína
Vasodilatadores
Nitrito de amila e nitroglicerina Analgésicos e antitérmicos
Fenacetina,