Metas E Indicadores 1
COMO DEFINIR OS INDICADORES?
Os indicadores permitem avaliação do desempenho da instituição, segundo três aspectos relevantes: controle, comunicação e melhoria. (MARTINS & MARINI,
2010, p.111).
Segundo alguns autores, os indicadores teriam dois importantes papéis: comunicar e mensurar o alcance da estratégia, através da comparação do desempenho atual com a meta definida para o indicador.
Neste contexto, a utilização dos indicadores no planejamento estratégico é primordial para tomada de decisões seguras e bem fundamentadas, baseadas em fatos, e não em suposições.
O indicador é definido como formas de representação QUANTIFICÁVEL de características de produtos/serviços ou processos, utilizadas para ACOMPANHAR E
MELHORAR OS RESULTADOS ao longo do tempo.
Para a formulação de indicadores é necessário um conjunto de passos para assegurar os princípios da qualidade. Em síntese os passos estão representados na figura abaixo: Fonte: Martins & Marini. Guia de Governança para Resultados, 2010.
Passo 1 - Identificação do nível, dimensão, subdimensão e objetos de mensuração poderá ser realizada a partir do mapa estratégico, pois o mapa representa os resultados e impactos pretendidos pela instituição.
Passo 2 - Estabelecimento de indicadores é necessário considerar alguns componentes e requisitos básicos, para garantir a sua operacionalização.
a) Componentes básico de um indicador são:
Medida (relação matemática), num determinado momento, grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas.
A fórmula de obtenção do indicador indica como o valor numérico
(índice) é obtido.
Índice valor de um indicador em determinado momento.
Padrão de comparação índice arbitrário e aceitável para uma avaliação comparativa de padrão de cumprimento.
Metas são os índices atribuídos para os indicadores, a serem alcançados num determinado período de tempo. São pontos ou posições