Metas para 2015
Confira um passo-a-passo sugerido por dois especialistas para estabelecer objetivos e aumentar as chances de cumpri-los até o fim do ano
Camila Pati, de
Siga-me
inShare301
Bala/Flickr/Creative Commons
Notas: “meta tem que ser escrita”, diz Haberkorn
São Paulo – “A vida sem metas é o tédio”, diz Ernesto Haberkorn, sócio-fundador da TOTVS, diretor-executivo da TI Educacional e criador do Circuito NETAS. Ele conta que todo dia 31 de dezembro verificar se cumpriu seus objetivos naquele ano e faz novas resoluções para o próximo.
Leia Mais
19/03/2014 | 5 razões pelas quais o "faça o que ama" não é a solução
19/03/2014 | CEO da Siemens diz que está relaxado sobre Rússia
19/03/2014 | 41 concursos públicos pagam salários de até 22,7 mil
18/03/2014 | Boas notas resultam em salário maior, aponta pesquisa
É inegável que o seu hábito “sagrado” da véspera de ano-novo trouxe bons resultados ao longo de 40 anos de carreira. “Sempre digo que para atingir o sucesso, chegar lá na vida, é preciso ter metas e um dos princípios para ter qualidade de vida é cumpri-las”, explica.
Por isso, pedimos a ele e ao sócio da Kaminarh Consulting, Fernando Camilo um passo-a-passo na hora de pensar, escrever e colocar em prática as metas para 2014. Confira:
1 Reveja a lista do ano passado
É hora de fazer o balanço de carreira e conferir se alguma meta não cumprida em 2013 deve ser incluída na lista para 2014. Só vale colocar se ainda faz sentido para você ir atrás daquele objetivo. Do contrário, risque.
2 Descubra quais serão os desafios profissionais
“É interessante ter uma ideia de quais serão os principais desafios e a necessidade da empresa para o próximo ano”, diz Camilo. Ele indica que uma conversa com o chefe e com os colegas de trabalho pode esclarecer dúvidas. “O chefe geralmente tem uma visão de horizonte, então é bom conversar com ele, ver como foi o ano e falar sobre o próximo”, diz ele.
3 Escolha metas