Metas inflácionárias do governo lula
Urca
Crato - ce – BRASIL
Erasmosatiro@r7.com
RESUMO
O objetivo deste artigo é fazer uma breve análise sobre o controle inflacionário do governo Lula, que era uma das prioridades de seu governo, estudaremos as medidas adotadas pelo governo e também mostraremos a conjuntura favorável encontrada pelo país para que estas metas fossem atingidas. Será feito também um breve retrospecto do governo Fernando Henrique Cardoso para entendermos as políticas adotadas pelos dois governos e o porquê da economia brasileira ter crescido tanto nos últimos anos.
Palavras – Chaves: Controle – Inflação – Governo – Metas – Lula.
Introdução:
Se analisarmos os objetivos do governo Lula, é inegável o sucesso da sua política econômica. Na verdade, esse sucesso se reflete basicamente no controle inflacionário, já que esta sempre foi a meta numero um de toda a sua política.
Em seu primeiro pronunciamento como presidente eleito do Brasil, feito em outubro de 2001
Lula iniciou seu discurso dizendo:
“ontem o Brasil votou para mudar, sendo que nossa vitória significou a escolha de um projeto alternativo e o início de um novo ciclo histórico para o país. A maioria da sociedade brasileira votou pela adoção de outro modelo econômico e social, capaz de assegurar a retomada do crescimento econômico, do desenvolvimento com geração de emprego e distribuição de renda”.
Era claro que esse discurso, fazia referência à crise em que se encontrava a economia brasileira nos últimos anos do governo FHC, que assumidamente adotou um conjunto de políticas “ortodoxas” sempre com o objetivo de manter a estabilidade macroeconômica. Parte dessas políticas, por mais que tenham atingido seu objetivo, geraram fortes contradições internas, destacando-se entre elas: o baixo crescimento do PIB, a elevação do desemprego e a expansão da exclusão social, fatores agravadores de instabilidades econômicas e políticas. O discurso do