Metas dos Governos no Período da Redemocratização
Aluno: Paulo César de Melo Braga
Polo: Pesqueira
Disciplina: Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro
ATIVIDADE SEMANAL
METAS DAS POLÍTICAS ESTATAIS NO PERÍODO DE REDEMOCRATIZAÇÃO
Em 15 de abril de 1985, Tancredo Neves foi eleito Presidente do Brasil através de um colégio eleitoral, ou seja, de forma indireta, fato este que marcou o início da redemocratização do País, porém, às vésperas da posse, Tancredo adoeceu vindo a óbito em 21 de abril do ano em epígrafe. Diante da situação José Sarney que foi candidato à vice assumiu a presidência, enfrentando logo de cara uma situação crítica na área econômica, com inflação galopante e dificuldade de negociação da dívida externa. Para conter a inflação Sarney implantou planos econômicos denominados de Plano Cruzado em 1986, Plano Cruzado II em 1986, Plano Bresser em 1887 e Plano Verão em 1989, que eram baseados praticamente em congelamento de preços e de salários, reajustes de tarifas e redução de gastos públicos, os quais em pouco tempo fracassaram, pois a descrença popular à época, praticamente impedia a eficácia de qualquer plano de estabilização que dependesse, para seu sucesso, do comportamento do consumidor.
Encerra-se de forma desalentadora a tentativa do Cruzado. Seu fracasso pode ser atribuído tanto a problemas de concepção como de execução. A duração excessiva do congelamento, os fatores que provocaram o crescimento desordenado da demanda e o descaso pelas contas externas com certeza contribuíram para este desfecho. (GREMAUD, 2006 – P. 446).
Durante o governo Sarney, o PIB cresceu 23,66%, configurando-se em bastante elevado, porém a inflação anual média do período foi de 507%, ou seja, uma situação de total descontrole de preços. Em 05 de outubro de 1988 foi promulgada uma nova carta magna denominada de constituição cidadã, que conseguiu extinguir de vez diversos mecanismos que sustentavam o regime autoritário da ditadura militar. O fim da censura,