Metalurgia do pó
Aluno: Claudio Americo de Melo Filho
Professor: Celso Engenharia de Controle e Automação
Dezembro - 2012
Descrição
Metalurgia do pó é um processo de fabricação que produz peças tendo como matéria-prima pó metálico ou não. O processo consiste em compactar e/ou modelar a mistura e aquecê-la (etapa chamada de sinterização), com o objetivo de melhorar a coesão da estrutura interna. A característica específica do processo é que a temperatura permanece abaixo da temperatura de fusão do elemento constituinte principal.
Etapas
1. O pó é confeccionado por processos específicos. 2. Os pós são misturados para dar homogeneidade à peça. 3. A mistura é colocada na matriz, prensada e depois extraída. 4. A peça é então sinterizada em fornos especiais. 5. Dependendo do caso, a peça passa por um processo complementar para melhorar tolerâncias(calibragem), propriedades (tratamento térmico), entre outros.
Aplicações
1. Filtros sinterizados: são utilizados em várias aplicações industriais que requerem resistência em altas temperaturas e resistência mecânica e química(filtragem de gases, óleos combustíveis e minerais). São utilizados também como abafadores de ruído e válvula corta chamas. São fabricados em bronze, níquel, aços inoxidáveis, titânio e outros. 2. Baterias: Utilizam níquel poroso nos acumuladores cádmio níquel e nas pilhas. 4. Próteses: Implantes cirúrgicos são recobertos com liga porosa (à base de Co Ti), permitindo que o tecido ósseo penetre nos poros e assegure uma boa ligação com o implante.
Processamento
Existem vários processos para obtenção de pó metálico, os principais são:
1- Métodos mecânicos(quebra e moagem): indicado para materiais frágeis ou fragilizados por algum processo anterior, consiste em fragmentar o material com o auxílio de martelos ou moinhos até um determinado tamanho de partícula. Os moinhos mais comuns são de bolas,