metalografia
1º Passo: Escolha da seção a ser analisado
O material fornecido para a analise do grupo foi uma cantoneira cortada horizontalmente.
2º Passo: Embutimento Foi realizado um embutimento a frio. Na qual foi utilizado uma resina acrílica Autopolimerizante. Utilizando um cano de PVC colocado em uma superfície lisa, foi adicionado o material dentro do cano e aos poucos adicionado o autopolimerizante liquido e sólido intercalando ambos até ultrapassar a superfície do material.
3º Passo: Lixação
Com a intenção de retirar as imperfeições da área do material a ser analisado é realizada uma lixação, intercalando lixas de granulação diferentes.
Foi utilizando no procedimento lixas 120, 280, 320 e 400, seguindo esta sequência. E a cada troca de lixa era feito um giro de 90° no material, esta mudança de posição serve para que se obtenha uma melhor avaliação de sua superfície.
4° Passo: Polimento
Com a finalidade de dar um melhor acabamento à superfície da peça será analisada no ensaio de metalografia, é feito um polimento utilizando uma Politriz com abrasivo. Este abrasivo trata-se de uma suspensão de alumina (grão 1000).
5° Passo: Limpeza da Superfície
Está limpeza serve para retirar o excesso de alumina da peça. Então, preferencialmente deve-se colocar a peça sobre água corrente, retirando toda a alumina, após isso é colocado álcool na superfície da peça, este tendo a função de eliminar a água existente sobre ela, e após isso utilizando um soprador térmico para realizar a secagem do álcool.
6° Passo: Ataque Químico
O ataque é feito agitando o corpo de prova com superfície polida mergulhada no reativo posto em um recipiente. A duração do ataque depende do reativo e do material a ser examinado. Normalmente leva-se de 5 a 15 segundos o ataque em aços e ferros fundidos. Deve-se observar enquanto está se atacando, para acompanhar a ação do reativo e reconhecer quando