metais
ORIGEM
Os metais são extraídos de minérios que se encontram na natureza, em minas que poderão ser no interior da terra ou a céu aberto.
O ouro e o cobre foram os primeiros metais a serem descobertos por aparecerem na terra num estado quase puro.
PROPRIEDADES E CARACTERÍSTICAS
Condutibilidade, todos os metais são bons condutores de calor e de eletricidade. A refinação dos metais a partir dos minérios é feita em fornos. Cor, os metais apresentam cores e brilhos muito diferentes e característicos entre si.
Maleabilidade: é a propriedade que os metais possuem de se poderem reduzir a laminas ou a fios.
Densidade: existem metais que são mais densos e pesados do que outros. Um volume de alumínio igual a um volume de chumbo, este é mais denso e mais pesado.
LIGAS METÁLICAS
Os metais e outros elementos, quando misturados entre si no estado líquido em proporções convenientes, resultam num novo material denominado liga metálica. Estas podem ser de dois tipos: ligas metálicas ferrosas e ligas metálicas não ferrosas.
A gusa ou ferro fundido de primeira fusão é uma liga ferro-carbónica, ou seja uma liga ferrosa constituída por ferro e carbono.
O mineral de ferro (Magnetite, hematite, limonita), obtido por extração pode conter uma proporção de ferro que vai até 65%, mineral que é uma substância inorgânica que se encontra no interior da terra ou à superfície.
Na imagem apresentada podemos seguir o caminho percorrido pelo mineral até à obtenção da barra de aço (liga ferrosa) laminada.
Há vários processos de afinação do aço, Conforme o processo de afinação utilizado, a percentagem de carbono-carvão puro, contido no metal, de 0,03 a 1,7% de carbono, teremos aços macios, semiduros, duros e extra duros.
Os ferros fundidos contêm de 2,5 a 5% de carbono.
O latão é uma liga metálica não ferrosa constituída por cobre mais zinco, entrando este na