metais
FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAL E HUMANAS SOBRAL PINTO
ENGENHARIA CIVIL
AMANDA ESTELA STROPA
TANIELY ALMEIDA SILVA
MARAVILHAS MODERNAS:
SOCIEDADES DOS METAIS
Rondonópolis
2014
AMANDA ESTELA STROPA
TANIELY ALMEIDA SILVA
MARAVILHAS MODERNAS:
SOCIEDADES DOS METAIS
Trabalho apresentado com o objetivo de obtenção
De nota parcial do 2º bimestre, da disciplina de Química Geral e Experimental
RONDONÓPOLIS
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Por volta do ano 6000 a.C., o homem obteve uma importante conquista: descobriu que era possível fazer objetos de metais.
O primeiro metal trabalhado por ele foi o cobre. Posteriormente, por meio da fusão, misturou cobre com estanho e obteve um metal mais resistente, passou a produzir armas mais poderosas e ferramentas mais eficientes.
O uso dos metais, nesse período, foi o principal fator para o aperfeiçoamento dos instrumentos e das técnicas usadas na guerra, na caça e na agricultura. Os vestígios metalúrgicos mais antigos foram encontrados no Irã, na Turquia e no Líbano. Encontramos, com frequência, vários metais em nossa vida diária, como, por exemplo, ferro, ouro, cobre alumínio etc.
Se prestarmos atenção, notaremos que os metais e suas ligas estão sempre presentes nos diversos setores da atividade humana: construção civil, indústria de veículos automotivos, meios de transporte e de telecomunicações, indústria química, medicina, odontologia etc..
2. Origem dos Metais
Os metais são extraídos de minérios que se encontram na natureza, em minas que poderão ser no interior da terra ou a céu aberto.
O ouro e o cobre foram os primeiros metais a serem descobertos por aparecerem na terra num estado quase puro.
3. Propriedades e características
Condutibilidade, todos os metais são bons condutores de calor e de electicidade. A refinação dos metais a partir dos minérios é feita em fornos. Cor, os metais