Metais e ligas-metálicas
* Pelo metal predominante, como as ligas de cobre, as ligas de alumínio, as ligas do bismuto, as ligas de chumbo e assim por diante.
* Pelo cheiro:se possui odor azedo(chulé), possui enxofre em sua composição.
* Pelo número de elementos componentes, como as ligas binárias, formadas de dois elementos, as ternárias, de três elementos e assim por diante.
* Pela principal propriedade da liga, como as ligas leves, as ligas de baixo ponto de fusão, as ligas para resistência elétrica, as ligas antimagnéticas e assim por diante.
* Pela estrutura, como as ligas constituídas de misturas homogêneas e de compostos
* Pelo sabor:se for salgado ,possui NaCl,o tipico sal de cozinha.
Processos
As ligas metálicas podem ser obtidas por diversos processos:
Processos da fusão
Fundem-se quantidades adequadas dos componentes da liga, a fim de que estes se misturem perfeitamente no estado líquido. A fusão é feita em cadinhos de ferro, de aço ou de grafite, em fornos de revérbero ou em fornos elétricos. A massa fundida, homogênea, é resfriada lentamente em formas apropriadas. São tomadas precauções especiais para evitar a separação dos componentes da liga durante o resfriamento, para evitar a oxidação dos metais fundidos, para minimizar as perdas dos componentes voláteis, etc. Esse processo também pode ser efetuado na superfície de um corpo. Assim, mergulhando-se folhas de ferro em estanho fundido, forma-se na sua superfície uma liga de ferro e estanho. Obtém-se, assim, a folha-de-flandres,também chamada lata.
Compressão
O processo de compressão consiste em submeterem-se misturas em proporções adequadas dos componentes a altíssimas pressões. Esse processo é de importância na preparação de ligas de alto ponto de fusão e àquelas cujos componentes são imiscíveis no estado líquido.
Processo Eletrolítico
O processo eletrolítico consiste na eletrólise de uma mistura apropriada de sais, com o fim de se